Quem foi Spartacus?

Spartacus foi um ex-escravo que liderou cerca de 90 mil homens, também ex-escravos, em uma revolta que quase levou o império romano a um colapso político e econômico. Spartacus lutava pela liberdade e pelo término das sessões de horror, nas quais os escravos eram submetidos a espetáculos nas arenas. Sua liderança foi inegável e por muitos ele é chamado de herói.


CONHEÇA MAIS!
Alguns filmes, documentários e seriados já foram produzidos, baseados na história de Spartacus. Um dos filmes, que leva o nome do escravo, ganhou inclusive, o Oscar de melhor filme em 1961 nos EUA.






FILME - SPARTACUS
Épico situado na Roma Antiga, realizado em 1960 por Stanley Kubrick, que se fez rodear de um elenco de estrelas. O filme retrata a verídica figura história de Spartacus (Kirk Douglas), um escravo trácio que é vendido a uma escola de gladiadores gerida por Lentulus Batiatus (Peter Ustinov). Poucos meses depois, Spartacus lidera uma rebelião de escravos que se alastra por toda a Península Itálica. Exigindo a liberdade para os escravos, o movimento ganha proporções ameaçadoras. Dois senadores tentam aproveitar-se da revolta para ganhar poder: Gracchus (Charles Laughton) tenta uma via diplomática enquanto que o general Crassus (Laurence Olivier) prefere subjugar violentamente a horda de escravos, infiltrando um escravo da sua confiança (Tony Curtis) para minar a popularidade de Spartacus. O filme venceu quatro Óscares: Fotografia, Guarda-roupa, Direção Artística e Ator Secundário (Ustinov). As cenas de batalha foram filmadas de forma magistral, sendo inesquecível a cena em que os comandados de Spartacus, derrotados por Crassus, assumem de viva voz a sua identidade para o proteger.


MINISSÉRIE - SPARTACUS: BLOOD AND SAND
A série é focada em Spartacus, o famoso escravo que se tornou gladiador e liderou a mais célebre revolução da Roma Antiga. Sua história foi narrada em diversos livros, telefilmes, games e foi imortalizada pelo cineasta Stanley Kubrick em seu filme estrelado por Kirk Douglas. Agora, é a vez dos produtores Joshua Donen e Sam Raimi (diretor da trilogia Homem Aranha) contarem a jornada do ícone histórico na série Spartacus: Blood and Sand.
Spartacus: Blood and Sand, que ainda traz Lucy Lawless (Xena) em seu elenco, promete 13 episódios repletos de ação, sangue e luxúria. Ainda promete ter cenas de sexo nunca antes produzidas na TV. Antes mesmo de sua premiere, Spartacus já mostrou que veio para ficar e para a surpresa de muitos, foi renovada para uma segunda temporada, que deverá se chamar Spartacus: Vengeance. A renovação foi anunciada recentemente e demonstra que o canal está realmente apostando alto na trama.




MINISSÉRIE - SPARTACUS: GODS OF THE ARENA
Spartacus: Gods of the Arena é uma minissérie e Prequela de Spartacus: Blood and Sand da Starz, que estreou no dia 21 de Janeiro, 2011. A série segue o personagem Gannicus (Dustin Clare), o primeiro gladiador a se tornar Campeão de Capua. O elenco e personagens foram reprisados da série original, incluindo, Lucy Lawless como Lucretia, John Hannah como Batiatus, Peter Mensah como Oenomaus, e Manu Bennett como Crixus. Andy Whitfield fez uma pequena aparição como Spartacus. A minissérie tem 6 episódios.