domingo, 23 de outubro de 2011

Spartacus x Os Destemidos - Returno


Nesta última sexta-feira a UFPE foi palco de mais uma das tarefas do Jogo da Liderança. Desta vez, organizamos uma “Feira da Liderança”, na qual abordamos temas mais abrangentes através de jogos que divertiram bastante todos àqueles que participaram.
Desde o início do jogo, temos tido bastante sintonia e harmonia entre as equipes Spartacus e Os Destemidos, o que contribuiu ainda mais para o sucesso da Feira, que foi organizada por ambas as equipes em comum acordo, como detalhes sobre ornamentação, crachás, divulgação e encerramento. O que pudemos perceber é que a parceria deu certo, pois a Feira foi um sucesso. Agora vamos aguardar o debate da próxima quarta-feira, no qual conheceremos a equipe vencedora da tarefa. Bom debate para nós!
Enfim, fica então a dica para os próximos confrontos entre equipes: muitas vezes é possível se unir com a concorrência para que conquistemos uma fatia maior do mercado,  e consigamos suprir melhor as necessidades dos nossos clientes.

Boa noite à todos!
Equipe Spartacus

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Reflexão

Na última aula, tivemos uma reflexão sobre a disciplina de Liderança e sobre o Jogo da Liderança. Muitas questões foram levantadas e depois de desabafos e explanações, nos demos conta o quanto temos aprendido com a disciplina, mesmo que aos trancos e barrancos, seja pagando mico dançando em sala de aula ou respondendo às alfinetadas que vêm de todos os lados. O que realmente importa é o conhecimento que estamos adquirindo com o decorrer das aulas e dos jogos, e temos certeza que aprenderemos ainda mais ao longo dos dias. São experiências que levaremos além da Universidade e que farão com que cresçamos como profissionais, e principalmente como pessoas.

Boa noite, pessoal!
Equipe Spartacus

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Fênix Vs Conexão

A noite do dia 14 de Outubro foi de muita diversão no antigo auditório da UFPE, pois as equipes Fênix e Conexão fizeram um belo espetáculo, onde transformaram a sala em um circo e que tinham o objetivo de passar de uma forma bastante simples para as crianças o que é liderança.
Inicialmente o espetáculo começou com a equipe Fênix, onde montaram uma bela estrutura, tornando o espetáculo ainda mais divertido. Porém, apesar de muitos pontos positivos, a equipe deixou a desejar em um dos quesitos que pesaram bastante no briefing, que seria passar em uma linguagem simples o conceito de liderança para o entendimento das crianças.
A segunda equipe foi a Conexão, onde o espetáculo principal seria os palhaços Canelinha e Santaninha, que fizeram a "criançada" rir e se divertir.
As duas equipes estrapolaram o tempo de 10 minutos, a equipe Fênix em 1 minuto e a equipe Conexão em 2 minutos.
Em resumo, as duas equipes ficaram bem equilibradas, mas a hora do debate foi decisivo para a vitória da equipe Conexão, que venceu de 60 a 40.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Amálgama vs Superação

Hoje presenciamos a mais uma empolgante disputa do jogo da liderança.
No desafio, estavam se enfrentando as equipes Amálgama VS Superação. O briefing determinava que deveria haver um desfile onde o foco seria a abordagem comportamental. A equipe Amálgama foi a primeira a se apresentar e montou uma estrutura bastante elegante, porém a equipe Superação conseguiu em pouquíssimo tempo criar um ambiente envolvente.

A questão do som, que foi motivo de alfinetadas entre as equipes, levou a equipe Superação a “superar” a outra equipe em alguns momentos do debate.
Mesmo com a mudança de ambiente, as duas equipes conseguiram se adaptar.

Foi discutido também a questão de “estar” líder, pois a equipe superação afirmou que o líder da equipe Amálgama não estava líder.

Amálgama focou mais em elementos, enquanto a Superação focou mais em personagens.


Ah pessoal, esta disponível no Youtube o vídeo de apresentação da equipe Spartacus.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Homenagem ao líder Steve Jobs

Um líder visionário, que trouxe um impacto às pessoas e aos negócios com suas inovações há décadas não vistas no mundo. O legado de Steve Jobs levou para o mundo não apenas os altos níveis tecnológico pessoais e sociais, mas também comportamentais. Jobs comprovadamente estava dentro dos modelos de cibercultura, compreendendo-a e, muitas vezes, guidando-a como um maestro. Foi um inventor de tecnologia e cultura, sem se saber bem quem antecede quem. Não é correto dizer que ele foi o maior gênio da humanidade – não vamos exagerar assim. Nem vamos falar que foi o maior revolucionário e inventor da história – também seria diminuir os vários outros grandes. Mas não podemos negar que Steve Jobs foi além e liderou ações que dividiram histórias, com seus modelos de negócio agressivos e inovações ousadas para o comportamento de seus usuários e do mercado.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sessão Nostalgia

Você consegue associar uma caneta bic a uma fita cassete?


Sim? É, realmente você está ficando velho! Rsrs
Mas como é bom relembrar os velhos tempos (não tão velhos assim) de Mega Drive, Nitendo, bolas de gude, brincadeiras no meio da rua, entre tantas outras lembranças que nos fazem perceber o quanto a nova geração apresenta um comportamento com diferenças tão gritantes.
Uma década onde bebês já têm Twitter e jovens estão absurdamente conectados com altas tecnologias, jovens estes que daqui a uns 10 anos trabalharão junto a nós e farão com que nós como líderes, tenhamos cada vez mais encurtado o tempo de resposta para o desempenho de nossas tarefas. Será a partir do nosso desempenho, analisando-o de forma bidimensional, seja dando maior importância às pessoas ou às tarefas (ou ambos) que poderemos medir o quanto estamos próximos de nos tornarmos líderes ideais. Opa! Mas será que esse tal de "líder ideal" existe?!


Boa noite, pessoal!
Equipe Spartacus